Beira Serra duplica número de máscaras: Vão ser produzidas e distribuídas um total de 24 mil

A Beira Serra, em parceria com a Juntas de Freguesia da Boidobra, Tortosendo, Cantar Galo e Vila do Carvalho, e Peso e Vales do Rio, vai produzir um total de cerca de 24 mil máscaras, mais 12 mil do que as 12 mil e quinhentas inicialmente previstas, no projeto “Contra a Covid-19, costurar costurar” foi hoje anunciado em conferência de imprensa.

Na primeira fase de produção das máscaras, os números “falam por si”: 130 voluntários, dos quais 110 costureiras provenientes 16 freguesias distribuídas entre os concelhos de Belmonte, Covilhã, Fundão e Sabugal; 1000m2 de tecido, 5 mil metros de elástico, 25 mil metros de linha, 6 mil embalagens. O resultado são 12 mil e quinhentas máscaras produzidas em 4200 horas de trabalho voluntário. Neste momento a Beira Serra já recebeu 7 mil e 700 máscaras, sendo que deve receber as restantes até ao fim da semana, salienta Marco Gabriel da Beira Serra.

As próximas 12 mil máscaras serão produzidas pelas Confeções Lança, de Vales do Rio, sendo para aqui canalizado os 12 mil e 500 euros comparticipados pela Câmara Municipal da Covilhã (1 euro por máscara). “Já tínhamos tudo pago, então decidimos produzir nas Confeções Lança, reforçando a capacidade produtiva local e é uma empresa que mais rapidamente sai do Lay-off”, salienta ainda Marco Gabriel. Estas máscaras vão começar a ser produzidas esta semana, refere.

Na sessão estiveram presentes os presidentes das Juntas de Freguesia parceiras e o presidente da Câmara Municipal da Covilhã.

David Silva, presidente da Junta de Freguesia do Tortosendo, vinca que “este pequeno gesto, que é um grande exemplo, ultrapasse as fronteiras do nosso concelho”. “Demos aqui um exemplo ao país, de que somos fortes, e juntos vamos vencer a pandemia”, sublinha.

O presidente da União de Freguesias de Cantar Galo e Vila do Carvalho, salienta o facto de ser “incrível, como de um momento para outro mulheres extraordinárias fazem esta produção que permite ajudar todos os munícipes a terem uma vida mais cautelosa”.

Rui Amaro, presidente da União de Freguesias de Peso e Vales do Rio, agradeceu às 110 costureiras que tornaram isto possível, “em especial às 40 da sua freguesia”. “Estas máscaras não são só da Beira Serra, são do concelho da Covilhã e de outros”, referiu.

O presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, salientou “que não podia deixar de se associar” a esta causa, referindo que “achou a ideia muito interessante”. “São 12 mil e 500 euros muito simbólicos, simbolismo que vai ao encontro de uma necessidade que nos depara”, disse.

Para além do apoio do município e das juntas de freguesia, a Beira Serra contou ainda com o apoio do Serviço de Intervenção no Comportamentos Aditivos e Dependências (SICAD), que financiou em 1800€ o projeto, dinheiro inicialmente previsto para o tecido, sendo depois canalizado para a compra de elástico e logística, pois a Confeções Lança cedeu os 1000m2 de tecido necessário e o talhou. Confeções Lança que também cedeu máquinas às voluntárias do Peso e Vales do Rio, para que pudessem dar o seu contributo.

A Águas da Covilhã apoiou o projeto em 250€ que foram usados para custos logísticos. A Twintex cedeu as linhas e a Jomafil cedeu TNT.

O Condomínio dos Travessos, na Boidobra, organizou-se “para pagar as embalagens e desenhou o rótulo das mesmas”, salientou ainda Marco Gabriel.

A distribuição destas máscaras iniciou-se hoje, nas freguesias com as quais há parceria, após 3 semanas de produção.