GNR: Postos de Unhais e Tortosendo avançam mais um passo. MAI homologou protocolos

O Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, homologou protocolos de colaboração com oito municípios em abril e maio, para construir e modernizar postos da GNR e uma esquadra da PSP, anunciou hoje o Ministério da Administração Interna em nota de imprensa. Entre os protocolos estão dois celebrados com a Câmara Municipal da Covilhã, sustenta o documento, especificando que se trata da modernização dos postos da GNR de Unhais e Tortosendo.

“Com a Câmara Municipal da Covilhã foram assinados dois protocolos, um relativo ao posto territorial da GNR em Unhais da Serra e outro sobre o posto territorial da Guarda no Tortosendo”, especifica a nota enviada à nossa redação. Segundo o documento “ambos os projetos de execução deverão estar concluídos até ao final de março de 2021”.

No caso de Unhais da Serra será a “adaptação de instalações da Junta de Freguesia de Unhais da Serra para receber o respetivo posto territorial da GNR”. O projeto de execução será financiado pelo município e terá um custo estimado de 118,8 mil euros (sem IVA).

No Caso do Tortosendo, “prevê contruir o posto num terreno cedido pela autarquia, com o projeto de execução estimado em 1,075 milhões de euros”.

Os protocolos, celebrados no âmbito da Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança (LPIEFSS) do Ministério da Administração interna (MAI), atribuem às autarquias a responsabilidade de elaborar os projetos de execução das obras.