ADIRAM: Presidente da CIM Coimbra pede injeção de 30 milhões para turismo no interior

Instrumentos de apoio específicos e uma injeção de 30 milhões de euros a distribuir pelas famílias em vales de 500€ para utilizar em férias no interior são duas das propostas enunciadas no debate “(Re)desenhar o papel do Turismo no Interior em tempo de Covid-19″, organizado pela Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM) e que reuniu uma audiência de cerca de 200 pessoas, refere a ADIRAM em comunicado.

Na reunião houve unanimidade “em defender que as empresas do setor da hotelaria e restauração do Interior deverão ter instrumentos de apoio específicos, apelando para uma discriminação positiva nos instrumentos de apoio” descreve a ADIRAM.

A proposta “mais disruptiva” partiu de José Carlos Alexandrino, presidente da CIM da Região de Coimbra e Presidente da Câmara Municipal de Oliveira dos Hospital, que adiantou “uma injeção de 30 milhões de euros, à semelhança do que está a ser feito por outros países, montante que seria distribuído pelas famílias, em cheques vale para utilizar em férias no interior do país no valor de 500 euros”. Esta medida, segundo o autarca, “representaria uma injeção direta na economia local e nas empresas do setor do turismo do interior do país, que necessitam de apoios para retomar a normalidade. Numa primeira fase iria abranger 40.000 famílias”, avançou o responsável.

Foi também abordado o mecanismo de Lay-off, que os empresários consideram que “deverá estar mais alinhado com as necessidades das empresas hoteleiras”. “Mesmo em casos de faturação zero carecem de trabalhos de manutenção, gestão e marketing. Segundo os presentes, estas funções poderiam ser desempenhadas por trabalhadores em lay-off, em horário parcial, ainda que mantendo-se o lay-off total. Para os empresários, desta forma evitava-se sobrecarregar as empresas sem faturação com encargos adicionais que não conseguem suportar, sem prejudicar a remuneração auferida pelos trabalhadores”, refere o documento.

Na sessão estiveram presentes, José Francisco Rolo, presidente da ADIRAM, Pedro Machado, presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro, Luís Tadeu e José Carlos Alexandrino, respetivamente, Presidentes das Comunidades Intermunicipais das Beiras e Serra da Estrela e Região de Coimbra, assim como empresários, consultores e agentes de desenvolvimento e turismo.