Escolas Secundárias da Covilhã preparadas para o regresso às aulas

As escolas secundárias da Covilhã, Frei Heitor Pinto, Quinta das Palmeiras e Campos Melo, estão a ultimar os preparativos para receber os alunos do 11º e do 12º ano, no regresso às aulas anunciado pelo Governo para o dia 18 de maio. 

Na Escola Secundária Campos Melo, está “a ser preparado o espaço para acertar com as orientações transmitidas”, descreve à RCC a diretora da escola, Isabel Fael. “Estamos a reorganizar os horários para podermos encontrar as melhores soluções para o regresso”, salienta.

“Já temos salas onde se verifica a situação de um aluno por mesa e mesmo nas secretárias duplas temos, neste momento, condições para colocar só um aluno”, refere ainda a diretora, acrescentando que “nas turmas de maior dimensão, estamos a equacionar a divisão de alunos em duas salas, mas sempre em articulação com os professores e com a sua planificação dos trabalhos”.

Na Escola Quinta das Palmeiras, estão a ser feitos “todos os esforços para que a retoma seja feita na máxima segurança”, diz João Paulo Mineiro, diretor da escola, que garante que “todas as regras de segurança vão ser cumpridas escrupulosamente”, no entanto, “há ainda questões que estamos à espera de respostas nomeadamente relativamente às disciplinas que vão estar sujeitas a exame”, refere.

O Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto está a preparar tudo “conforme as indicações do Governo” e já tem “devidamente planeada” a divisão dos alunos por secretárias, de maneira a ter apenas um em cada, salienta Rogério Monteiro, diretor do agrupamento. “Já está tudo definido”, salienta.

Em relação aos equipamentos de proteção, como as máscaras, as escolas ainda aguardam as indicações da tutela quanto ao número de material que irão receber, mas esperam ter o suficiente para colmatar as necessidades.

Recorde-se que o regresso às aulas dos alunos do 11º e 12º ano, a 18 de maio, é umas das medidas do plano de desconfinamento decretado pelo Governo. O uso de máscara será obrigatório.