CHUCB vai ter Consulta Aberta de Hipertensão a partir de 1 de junho

O Centro Hospitalar Universitário vai disponibilizar, a partir de 1 de junho, uma Consulta Aberta de Hipertensão, destinada a doentes com Hipertensão Arterial não controlada, anuncia em comunicado enviado à nossa redação.

As consultas vão funcionar de segunda a sexta-feira, entre as 9h e as 17h, na área da Consulta Externa do Hospital Pêro da Covilhã, sendo o acesso feito por inscrição no Balcão de Atendimento. A consulta “será assegurada por uma equipa de médicos e enfermeiros, conhecedores dos protocolos, que uma consulta deste âmbito exige”.

O CHUCB descreve ainda no documento que “dada a natureza desta consulta, a mesma não carece de referenciação, embora não se exclua essa possibilidade, por parte de médicos, farmacêuticos ou de outros técnicos de saúde, a exercer em estabelecimentos públicos ou privados, de grande proximidade comunitária, e que, no âmbito das suas funções detetem medições de PA com valores acima dos ‘considerados normais’”. Salienta também que “esta consulta, não substitui todas as outras que já se encontram em funcionamento, constituindo-se apenas como uma alternativa mais segura e vantajosa ao serviço de urgência, até aqui, o único local de destino para muitos destes casos, em situação de necessidade pontual ou aguda”.

“Trata-se assim, indiscutivelmente, de um incremento dos recursos de saúde disponibilizados aos utentes, que constituem a prioridade dos serviços de saúde em geral e, em particular, do CHUCB”, termina.