Incêndios: Covilhã mantém helicóptero ligeiro para combate a fogos rurais. Começa a voar a 1 de junho

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais 2020 já esta a funcionar, desde o dia 7 de maio, e reforçado nos 11 postos de vigia na rede primária, estando a funcionar 24 horas. Como meios aéreos mantêm-se os 3 helicópteros e quatro aviões distribuídos por Castelo Branco, Covilhã e Proença-a-Nova, sendo que o da Covilhã é o único que ainda não está disponível, confirmou Francisco Peraboa, Comandante Distrital de Operações à RCC.

A partir de 1 de junho, entra em ação a rede secundária, que são mais novo postos de vigia, ficando o distrito com 20 postos ativos de vigia a funcionar 24 horas, uma “grande evolução”, salienta Francisco Peraboa, comandante distrital de operações de socorro, pois num passado recente os postos funcionavam apenas em turnos diários.

O nível de empenhamento 2. iniciou-se a 15 de maio e durará até dia 31, regressando depois de 16 de outubro a 31 de outubro. De 1 até 31 de junho e de 1 de outubro a 15 de oubro decorre o nível de empenhamento 3. O nível de empenhamento 4 decorre de 1 de julho a 30 de setembro, na “fase mais díficl”, descreve Francisco Peraboa, onde estarão disponíveis para atuar cerca de 800 operacionais.

Segundo o comandante, na Covilhã estará um helicóptero ligeiro, enquanto em Castelo Branco estará um médio e dois Canadair, e em Proença-a-Nova, um helicóptero ligeiro e dois aviões.
O número de sapadores também aumentou, passando de 90 em 2017 para 165 distribuídos por 34 equipas.