Oficial: SCC recebe 180 mil euros. Descidas e subidas decididas

A Direção da Liga Portugal, composta SL Benfica, FC Porto, Sporting CP, CD Tondela, Gil Vicente FC, Leixões SC, CD Mafra, CD Cova da Piedade e FPF. reuniu e decidiu, hoje, o futuro da Segunda Liga, tanto a nível financeiro como as subidas e descidas.

De forma a “atenuar os efeitos da paragem antecipada”, a Liga Portugal criou vários mecanismos de solidariedade que somam um total de 1,52 milhões de euros: Fundo de Solidariedade 2019-20 que ascende a 550 mil euros, valor resultante da cedência da taxa de televisão paga pelos clubes da Liga NOS; Custos relativos à operação dos 90 jogos da LigaPro que não vão realizar-se, um valor de 500 mil euros; Ativação do Fundo de infraestruturas que representa 470 mil euros. A estes 1,52 milhões soma-se ainda o milhão de euros provenientes da FPF, que perfaz um total de 2,52 milhões de euros a serem distribuídos pelas 14 sociedades desportivas (exceptuam-se as equipas B e as duas equipas promovidas), dando um total de 180 mil euros a serem entregues a cada clube.

Desta reunião resultou ainda outra medida de apoio negociada pela Liga Portugal com a SABSEG “que prevê a suspensão de pagamento dos seguros de acidentes de trabalho dos jogadores dos clubes da LigaPro, a partir de 18 de março, data em que foi declarado o Estado de Emergência no país, o que constitui um apoio extra a estas Sociedades Desportivas”, salienta a Liga no seu site.

No que toca à decisão do regime de subidas e descidas, a Liga Portugal decidiu que os dois primeiros lugares da tabela, Nacional e Farense, subiriam à Primeira Liga de futebol. Cova da Piedade e Casa Pia, descem para o Campeonato de Portugal.

Oficialmente terminado o campeonato, realça-se que Bonani, avançado do Sporting da Covilhã, terminou como o jogador com mais assistências da Segunda Liga.