Covilhã: Feira de S. Tiago entre os finalistas regionais das “7 Maravilhas da Cultura Popular”

A centenária Feira de S. Tiago da Covilhã foi hoje escolhida para integrar o lote de 140 “maravilhas” finalistas do concurso promovido pela RTP.

Desta região, para além da popular “Feira de S. Tiago”, o “Cancioneiro da Beira Baixa” vai representar a Sertã, o festival “Chocalhos” o Fundão, os “Festejos de São João Batista” e a “Viola Beiroa” representam Castelo Branco. Belmonte viu escolhido o “Criptojudaísmo” e Penamacor a “Vila Madeiro”.

Da região, estão também selecionados para representar o distrito da Guarda a “Cestaria Fina de Gonçalo”, o “Cobertor de Papa de Maçainhas”, o “Julgamento e Morte do Galo” e “Tesouras de Tosquia” todos do concelho da Guarda, de Seia a “Festa da Transumância e dos Pastores”, de Vila Nova de Foz Côa a festa das “Amendoeiras em Flor” e de Gouveia a “Nossa Senhora de Assedace”.

Nesta 9.ª edição das Maravilhas de Portugal, foram recebidas ao todo 504 candidaturas, que foram avaliadas pelo Conselho Científico, composto por sete elementos de cada um dos 18 distritos e dois das regiões autónomas. Das 504 candidaturas, foram nomeadas 471 para concorrer e hoje foram conhecidos os resultados da avaliação pelo painel de especialistas, que elege sete patrimónios de cada região, o que corresponde a um total de 140 finalistas —  que participarão nas respetivas eliminatórias regionais, a 4.ª fase do concurso.

Dentro do tema da cultura popular, existem sete categorias — “Artesanato”, “Lendas e Mitos”, “Festas e Feiras”, “Músicas e Danças”, “Rituais e Costumes”, “Procissões e Romarias”, e, por fim, “Artefactos”—, onde o que se procura avaliar é o valor de “cada manifestação cultural, enquanto afirmação distintiva do seu território”.

Depois da escolha dos 140 candidatos, passa-se à fase das eliminatórias regionais, que só chegará ao fim quando forem apuradas 20 regiões (20 finalistas). As datas para a fase das eliminatórias, bem como das outras fases do concurso, serão hoje divulgadas, estando condicionadas à evolução da pandemia. A gala final, onde serão eleitas as “7 Maravilhas da Cultura Popular”, irá acontecer no dia 5 de setembro.