ASTA volta aos palcos. Quinta-feira apresenta-se na reabertura do Cine-teatro Avenida

A companhia de teatro covilhanense ASTA apresenta-se quinta-feira no Cine-teatro Avenida em Castelo Branco para a primeira apresentação após a paragem forçada devido à pandemia. Esta é também a primeira peça em palco daquela sala de espetáculos que no sábado recebe Tiago Bettencourt com o espetáculo regresso ao Futuro.

A companhia covilhanense vai apresentar a peça Lano Kaj Neĝo, a partir de A Lã e a Neve de Ferreira de Castro, um símbolo para a identidade social e cultural da região da Beira Interior, para além de ser uma referência da literatura nacional.

A peça acompanha o percurso de Horácio, de pastor em Manteigas ansiando um dia reunir as condições financeiras para poder ter a casa que sonha para viver com a sua família, até se tornar tecelão numa fábrica na Covilhã e confrontar-se com a dura realidade do operariado. Enquadrada nos anos 40 do séc. XX, durante o período da Segunda Guerra Mundial e com a ditadura em Portugal como pano de fundo, olha-se para a serra isolada e para as condições precárias em que vivem aqueles serranos, e olha-se para o auge do mundo industrial e têxtil na Covilhã onde o trabalho se torna uma reivindicação social importante.

Tem produção da ASTA, com direção de Miguel Pereira e interpretação de Bruno Esteves, Carmo Teixeira e Sérgio Novo.