Lavandaria do SUCH: Bloco questiona se Governo está disposto a proibir o encerramento

Após a divulgação da intenção do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais, SUCH, encerrar a partir do fim do mês a lavandaria hospitalar da zona industrial do Fundão, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questiona se o governo “está disposto a proibir este encerramento, salvaguardando o emprego destas profissionais” lê-se na questão que dirigiram ao Executivo de António Costa.

No preâmbulo da pergunta, os bloquistas afirmam que “não se compreende como é que, em plena pandemia, e a servir três unidades hospitalares, este serviço é abruptamente interrompido e se redireciona o trabalho para uma unidade localizada a mais de 232 km. Acresce a tudo isto que com a retoma do normal funcionamento dos hospitais, faz ainda menos sentido o encerramento deste serviço”.

O Bloco sustenta que “sendo o SUCH tutelado pelo Ministério da Saúde, é necessário que sejam dadas as explicações que justifiquem estas ações”.

Os deputados vincam ainda que “para além do encerramento de uma unidade de lavandaria que serve 3 hospitais, estão em risco 25 postos de trabalho em plena crise pandémica. Estas são profissionais que estiveram também na linha da frente durante o período mais crítico da epidemia e é inaceitável que se atire para o desemprego quem serviu, e serve, o Serviço Nacional de Saúde”.