Centro Social Sagrado Coração de Maria recebe visitas no “Recanto das Emoções”

O Centro Social Sagrado Coração de Maria do Ferro requalificou um espaço existente no pátio da instituição e transformou-o no “Recanto das Emoções”. Um local que a partir de hoje vai receber de forma “segura”, seguindo todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde, as visitas aos 25 utentes da instituição, explicou o presidente da direção, Jorge Pombo, no decorrer da inauguração que teve lugar ontem à tarde.

Um espaço “acolhedor e seguro que terá um fim social, como teve no passado”, frisou o presidente, explicando que “este era um antigo tanque da propriedade onde a população se juntava para lavar roupa e até ir beber água”. A partir de hoje “receberá outras emoções”, sustentou.

Na inauguração esteve também o vereador e presidente da assembleia geral da instituição, Jorge Gomes, que não escondeu a emoção que “sempre sente” quando ali se desloca. Mostrou a esperança de que “tudo isto passe rápido” porque “sinto falta de abraçar os nossos idosos”. Para o “orgulhoso” presidente da Assembleia geral o espaço inaugurado “é importante” precisamente para permitir que esses afetos possam regressar ao lar.

O espaço representa uma “excelente estratégia da instituição”, vincou Regina Gouveia, vereadora da ação social na Câmara Municipal da Covilhã. Reconheceu a “forma bem pensada” como foi concebido, ligando “a natureza às emoções” e criando “um excelente cenário onde podem acontecer afetos”, referiu.

A reconversão do antigo tanque da quinta onde se situa o lar no espaço para receber as visitas dos utentes, custou 2500 euros. Foram criados dois espaços divididos por um vidro, não há contacto entre os utentes e as visitas, mas podem ver-se e conversar.

As visitas terão que ter agendamento antecipado e uma duração máxima de uma hora, apenas é permitida uma visita por utente.