Cerzir Afetos aprovou contas e mostrou “embrião” do futuro centro social da Boidobra

A Cerzir Afetos, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) da Boidobra, aprovou por unanimidade as contas de 2019 na assembleia geral realizada este sábado à tarde.

Com um saldo positivo de mais de 1400 euros, os documentos espelham “o apoio dos sócios ao longo deste ano e pouco de existência uma vez que dos 123 que já temos apenas 8 não têm as quotas em dia, o que muito ajuda”, disse no final à Rádio Covilhã Paulo Jerónimo, presidente da direção.

Para além das contas, a direção da Cerzir Afetos aproveitou o momento para mostrar os primeiros traços do projeto do denominado futuro centro social, cujo nome específico ainda “não queremos revelar”, frisou o dirigente.

Trata-se de um edifício, construído de raiz, para as valências de centro de dia, apoio domiciliário e creche. Numa segunda fase será construída uma estrutura residencial para idosos, explicou Paulo Jerónimo

O “embrião” deste projeto foi mostrado aos associados, para que “estes vejam algo já mais objetivo, no fundo é o trabalho que estamos a realizar e que não é tão visível no dia a dia”, disse o diretor.

Referir que o projeto está a ser elaborado de forma gratuita, por um dos associados da IPSS, anunciou durante a assembleia geral o presidente da direção. A obra, recorde-se, será implementada no bairro da Alâmpada, num terreno cedido pela Câmara Municipal da Covilhã.

Paulo Jerónimo recordou que esta associação nasceu para colmatar “as necessidades reais da freguesia”, nesta matéria que surgiram quando o centro paroquial, única IPSS que existia, fechou portas.

Uma necessidade documentada através de um inquérito que fizeram porta-a-porta na freguesia e em que verificaram que há uma franja da população que não tem o apoio de que necessita.

Em relação à sede da IPSS, segundo anuncia o CDS-PP em comunicado, um grupo de moradores do Bairro da Alâmpada entregou à Câmara Municipal da Covilhã um abaixo-assinado onde se opõem à atribuição do polidesportivo da Alâmpada à instituição Cerzir Afetos para construção da sua sede social, e exemplificam outros locais na freguesia para realização da obra.