Covilhã: Limpezas “em andamento” para minimizar risco de incêndio no concelho

A limpeza das faixas de gestão de combustível, para minimizar o risco de incêndio, é prioritário para a Câmara Municipal da Covilhã, em detrimento de alguma limpeza de natureza estética, garantiu o presidente da Câmara, Vítor Pereira, vincando que as equipas municipais encarregues destas tarefas “estão a trabalhar em várias frentes”.

O autarca falava na reunião pública da câmara municipal na sexta-feira e respondia a uma pergunta do vereador do CDS sobre limpeza urbana. Segundo Adolfo Mesquita Nunes, foram vários os munícipes que manifestaram o seu descontentamento com a limpeza dos espaços públicos da cidade durante esta fase de pandemia.

Considerando que esta intervenção tem importância, e está a ser realizada, Vítor Pereira especificou que a grande preocupação é a prevenção de incêndios, até porque, a grande pluviosidade deste ano faz antever “um verão difícil, com muito mato a crescer”.

Sobre este dossier José Armando Serra dos Reis, vereador com o pelouro das florestas e proteção civil explicou que já foi adjudicada a limpeza das faixas na estrada entre Paul e Ourondo e entre S. Jorge da Beira e o Pereiro. Segundo explicou a limpeza começará já hoje, dia 8 de junho, e será “a possível” pois para “pôr a zona num brinquinho” teria que se gastar “cerca de meio milhão de euros”, especificou. O vereador frisa que que o município tem ainda “várias equipas de sapadores no terreno, quer no perímetro mais urbano, quer em zonas mais periféricas”.

O vereador destaca também os protocolos celebrados com várias juntas de freguesia que estão a realizar esta limpeza, vincando que se “sente satisfeito com o conjunto de pessoas, equipas e equipamentos que estão a trabalhar”.

Para Serra dos Reis é importante destacar o facto de a Covilhã ser “dos poucos concelhos com seis equipas de sapadores florestais a trabalhar”. O objetivo é “este verão seja pelo menos igual ao do ano passado, em que o concelho foi quase imune a incêndios, vincou.