Electrão oferece veículo aos Bombeiros que recolham mais resíduos

O Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, no âmbito da 5ª edição da campanha Quartel Electrão, vai entregar um veículo ligeiro de combate a incêndios à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários que recolher a maior quantidade de resíduos de equipamentos elétricos, pilhas e baterias, anuncia em comunicado.

Ao Quartel de Bombeiros que fizer a segunda maior recolha, vão ser atribuídos 5000€ convertíveis em equipamento de proteção florestal. Estão ainda previstos prémios regionais, bem como um prémio para a associação de bombeiros estreante que reunir a maior quantidade destes resíduos.

Os prémios inserem-se na 5ª edição do Quartel Electrão, que decorre até dia 30 de novembro de 2020. Esta é uma campanha que pretende sensibilizar a população para a correta separação e encaminhamento para reciclagem dos equipamentos elétricos e pilhas e baterias usados, convidando-os a participar e a apoiar a causa dos bombeiros, ao mesmo tempo que contribuem para um ambiente mais sustentável.

Para participar nesta ação, basta que entregue os seus resíduos no quartel de bombeiros mais próximo. Todos os quarteis que se associaram a esta causa podem ser identificados no site www.ondereciclar.pt.

A iniciativa conta com a participação de alguns agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas, que apoiam os bombeiros a promover um aumento da quantidade de resíduos recolhidos durante a campanha.

Esta 5ª edição do Quartel Electrão, que conta já com 500 toneladas recolhidas, traz ainda algumas novidades. A campanha passa a ser anual, sendo contabilizadas as quantidades recolhidas pelos Quartéis de Bombeiros ao longo do ano de 2020. Para garantir o correto acondicionamento dos resíduos, o Electrão está também a apostar na distribuição de novos meios de acondicionamento, mais robustos e com uma nova imagem.

O Quartel Electrão conta já com 4 edições de sucesso, tendo recolhido, na última campanha, cerca 1000 toneladas de equipamentos elétricos e pilhas e baterias usados. Depois da entrega de 4 ambulâncias para transporte de doentes nas edições anteriores, o primeiro prémio deste ano será um veículo ligeiro de combate a incêndios, que possa ajudar os Bombeiros na sua missão de proteção da população.