Obras do Teatro Municipal em “velocidade cruzeiro”. Inauguração mantém-se para outubro

As obras de requalificação do Teatro Municipal da Covilhã estão em “velocidade cruzeiro” e a inauguração mantém-se para outubro disse Vítor Pereira.

O autarca falava aos jornalistas à margem da reunião pública da Câmara Municipal da Covilhã na última sexta-feira. Sustenta que “após algumas vicissitudes, que sempre acontecem em obras de reconstrução e de grande vulto como esta, agora está em velocidade cruzeiro”, embora possa ter “alguma faceta que ainda não esteja a correr a 100%”, afirmou.

O presidente da Câmara frisa ainda que muitas das peças que fazem a história da sala, como a “tapeçaria da entrada e os lustres majestosos”, voltarão ao local de origem após o tratamento e restauro de que estão a ser alvo.

Sobre a programação da sala, após a abertura, ainda não há pormenores, sustenta Vítor Pereira, que avança que já está a decorrer o concurso para programador, “uma das questões a que quero que se imprima velocidade, porque urge tratar dos conteúdos futuros” referiu, não escondendo que gostava de ver no palco, “artistas de nível nacional oriundos da Covilhã”.

Recordar que da reconversão do Teatro Municipal da Covilhã irá surgir o Centro de Inovação Cultural, num investimento de 4.8 milhões de euros apoiados por fundos comunitários através do Centro2020 no valor de 3.7 milhões, sendo a parte da componente própria assumida pela câmara, como único dono de obra.

Vítor Pereira convidou Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, para a inauguração em outubro, data em que a Covilhã celebra 150 anos de elevação a cidade.