Paul: Ruínas junto à ribeira vão dar lugar ao Centro Interpretativo da Truta

A Junta de Freguesia do Paul pretende criar o “Centro Interpretativo da Truta” e o projeto já reuniu diversos pareceres positivos, entre eles o da Entidade Regional da Reserva Agrícola Nacional do Centro. O objetivo é reconverter a denominada “Fonte de Conselho”, explicou Gabriel Gouveia à Rádio Covilhã.

Segundo o presidente de junta, o local “é característico da freguesia”, mas está em ruínas. Descreve-o como um sítio onde “antigamente, por exemplo se arranjavam namoricos” e que agora pode, se forem realizadas obras, receber uma “exposição permanente sobre a ribeira e a truta do Paul”.

Para Gabriel Gouveia este será mais um “polo de atração turística” para a vila, para além de que pretende “envolver também as escolas da freguesia”, sustenta o autarca.

O objetivo é que “quem visite fique elucidado sobre o Paul e a sua ribeira” bem como todo a envolvência, vinca o presidente, explicando que “é possível, aproveitando os terrenos envolventes e o moinho, recriar por exemplo o ciclo da broa, começando na sementeira do milho e culminando no cozer do pão. Uma situação que as crianças das escolas podem acompanhar”, explicou.

O destaque especial será para a truta, o seu habitat e reprodução bem como a gastronomia associada.

O projeto está feito e tem candidatura a fundos europeus, explica Gabriel Gouveia, vincando que “só com a aprovação é que podemos avançar”. O presidente da junta garante no entanto que, “mesmo que não consiga o apoio financeiro, os edifícios que já são da junta não irão ruir”.

A obra está orçada em 150 mil euros e Gabriel Gouveia mostra-se convicto que a aprovação é possível. “Se não acreditasse não me envolvia”, “faz todo o sentido que uma obra destas seja aprovada no Paul a curto espaço de tempo”, frisa o presidente que mantém a esperança “de ver a obra feita”.