Professora da UBI integra sistema para avaliar segurança e articulação entre NATO e UE

Liliana Reis, docente da área das Relações Internacionais do Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior, foi convidada pela Direção-Geral de Política Externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros a integrar o sistema de consultas a peritos nacionais nas áreas de segurança e defesa de um grupo de avaliação da NATO e União Europeia, anuncia a UBI no seu site.

O sistema pretende “avaliar a articulação e a cooperação entre a NATO e UE ao nível da construção de capacidades e a identificação das novas preocupações ao nível de atores estatais e não-estatais e os novos desafios emergentes relacionados com as ameaças híbridas, cibersegurança, não proliferação e desarmamento”, descreve a academia.

Para a docente este trata-se “do reconhecimento do seu trabalho na área da Segurança e Defesa Europeia” e considera imperativo o “reforço da coesão entre os aliados e a avaliação das novas ameaças, nomeadamente no âmbito da saúde pública e das pandemias, que exigem um reforço da capacidade de resposta da NATO”.

O convite à docente da UBI surge após a reunião de líderes da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte – OTAN), realizada em Londres em dezembro de 2019.