Saiba onde e como doar: Apelos à dádiva de sangue para repor reservas continuam

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue apelou à doação de sangue para reforçar as reservas no período que antecede as férias de verão, lembrando que a pandemia impede a recolha em unidades móveis.

Nas vésperas de uma homenagem que vai organizar em Fátima, no domingo, quando se assinala o Dia Mundial dos Dadores de Sangue, a federação lembra que doar sangue “pode ser feito com toda a segurança” durante a pandemia de covid-19 e que, neste período que antecede as férias de verão, reforçar as reservas de sangue “é fundamental”.

“Este ano, mais do que nunca, precisamos de todos os dadores pois devido à pandemia as universidades e empresas que até aqui organizavam recolhas de sangue, não podem fazê-lo e as unidades móveis não podem circular”, lembra o presidente da federação, Alberto Mota, citado em comunicado.

Na Covilhã a próxima recolha de sangue pelo Grupo de Dadores vai ter lugar dia 18 de junho no Pavilhão do Inatel. Recordar que devido pandemia Covid-19 há novas regras para a dádiva de sangue, nomeadamente a marcação prévia para o Grupo e o uso de máscara.