Vítor Pereira: Reunião com Ministra foi positiva mas é preciso agilizar apoios

“É preciso agir rapidamente face à catástrofe que tivemos e esta reunião foi oportuna e atempada”, disse à RCC, Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, a propósito da reunião com a ministra da Agricultura para discutir os apoios aos produtores afetados pelas intempéries dos meses de abril e maio.

O autarca vinca que “o importante é dar uma resposta eficaz, pronta e rápida de implementar”, salientando a linha de crédito bonificado, que foi reivindicada pelos presidentes de Câmara presentes na reunião, sustentando que “para ser célere tem de ter garantias menos exigentes, de maneira a que todos os prejudicados possam aceder-lhe o mais rapidamente possível”, frisou.

Para o presidente da CMC esta linha de crédito “é uma ajuda importante”, mas tem que “efetivamente acontecer”. “Os valores estão a ser apurados” disse Vítor Pereira, vincando que a seu tempo “tudo será tratado, mas é certo que este tempo não pode ser muito longínquo”. 

Em relação aos seguros, Vítor Pereira frisa que “é imperioso ajustar o sistema à realidade”, desde logo tornando o processo de avaliação dos danos “mais transparente” e os prémios “mais reduzidos para que mais agricultores possam aderir”, refere.

Na reunião ficou ainda patente a necessidade de tratamentos fitossanitários dos pomares afetados, tratamento “urgente, necessário e imperioso” que será comparticipado pelos municípios, mas que só se poderá realizar depois de todo o levantamento dos estragos que está a ser realizado pelo ministério da agricultura.

Entre os 3 municípios da Cova da Beira, os prejuízos situam-se entre os 20 e os 30 milhões de euros, descreve Vítor Pereira, acrescentando que a Covilhã foi menos afetada que o concelho do Fundão, explicando que a zona mais afetada foi “a margem esquerda do Rio Zêzere”. “É um valor muito expressivo, mas que vai ser objetivado nesse levantamento”.

Foto:Arquivo