AM Covilhã quer Central de Almaraz encerrada definitivamente “no menor espaço de tempo”

A Assembleia Municipal da Covilhã “consciente dos perigos para os cidadãos da zona fronteiriça e recursos ambientes que um acidente pode provocar” aprovou por unanimidade um voto de protesto contra a Central de Almaraz, apresentado por Hélio Fazendeiro do Partido Socialista.

Através do “voto de protesto e de repúdio pela manutenção da central” a assembleia exige o encerramento o mais rápido possível de maneira a “que se possa evitar um desastre de consequências imprevisíveis”. No documento, é referido que a Central de Almaraz “já ultrapassou o seu prazo de validade há mais de 30 anos” e relembra que esta é “refrigerada pelo Rio Tejo”.

Recorde-se que nos últimos dias houve 2 incidentes na Central de Almaraz, com o reator a unidade 1 a ser interrompida automaticamente no dia 22 de junho e com o reator da unidade 2 a desligar-se também de forma automática.

Já em 2019, a Assembleia Municipal da Covilhã, tinha aprovado por unanimidade, um voto contra a continuidade da Central de Almaraz, que fica a 100 quilómetros de Portugal.

O voto vai ser endereçado ao Presidente da República, Governo português, Governo Espanhol, partidos políticos com assento parlamentar e Município de Almaraz.

A reunião está a ser realizada no Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde para que sejam cumpridas as normas de distanciamento.