Beira Interior: Amianto vai ser retirado de 13 escolas. 4 são da Covilhã

As escolas básicas de São Domingos, de Vila do Carvalho, nº2 do Teixoso e Pêro da Covilhã vão sofrer obras para retirada do amianto “suscetíveis de financiamento europeu”, publicaram em Diário da República os gabinetes do Ministro da Educação e da Ministra da Coesão Territorial.

No documento é referido que “no ciclo de investimentos 2014-2020 foi dada prioridade à remoção de materiais com amianto na sua composição presentes em escolas, o que permitiu, através da mobilização de diferentes fontes de financiamento disponíveis”, descreve o governo. O Ministério da Educação vai, então, celebrar “acordos de colaboração com os municípios em cujo território existem equipamentos a intervencionar que não se encontram no âmbito das competências das autarquias locais, estabelecendo os termos da execução desta medida”.

Na região da Cova da Beira, estão também incluídas no projeto a Escola Básica Serra da Gardunha, no Fundão, e o Jardim de Infância Centro Cultural, Colmeal da Torre, em Belmonte.

Ao todo, na Beira Interior, são 13 escolas, somando às anteriores os estabelecimentos de ensino dos concelhos de Aguiar da Beira (Escola Básica e Secundária Padre José Augusto da Fonseca), Castelo Branco (Escola Básica Professor Doutor António Sena Faria de Vasconcelos), Guarda (Escola Básica de Póvoa do Mileu e Escola Básica de São Miguel), Pampilhosa da Serra (Escola Básica e Secundária de Pampilhosa da Serra), Pinhel (Escola Básica nº2 de Pinhel) e Seia (Escola Básica de Tourais-Paranhos e Escola Básica Dr. Abranches Ferrão).