Covid-19 Fundão: 3 funcionárias do Centro Infantil infetadas

3 funcionárias do Centro Infantil de Aldeia Nova do Cabo, uma das 2 frentes ativas de risco no concelho do Fundão, testaram positivo nos testes ao novo coronavírus, confirmou há instantes em conferência de imprensa, Paulo Fernandes, presidente Câmara Municipal do Fundão.

Dos 20 testes realizados aos colaboradores, 3 casos deram positivo para a covid-19, trata-se de três mulheres adultas assintomáticas, que se encontram em casa desde sábado. “No lar faltam cerca de 20 resultados, apesar dos testes estarem todos efetuados” afirmou o edil, em conferência de imprensa, sendo que até ao momento, os restantes testes feitos aos funcionários do lar deram todos resultado negativo. Paulo Fernandes ressalvou ainda que “a frente do lar está controlada”, as redes de contactos são curtas e já estão a ser identificadas. Recorde-se que foi conhecido ontem um novo caso entre os funcionários.

Em relação às crianças, foram testadas até ao momento 23 crianças, de duas salas onde se encontravam crianças infetadas. Dos testes realizados todos deram negativo para a Covid-19, avançou o presidente do município, salientando que amanhã serão realizados os restantes testes “pois não é possível realizar os testes mais rápidos, já que a recolha tem de ser feita com um médico pediatra” justifica.

Hoje estão a ser testadas 23 crianças, que partilhavam o transporte com as duas infetadas, que apresentavam sintomas leves. “As redes de contacto dos casos do infantário estão a ser apurados, mas “tudo indica que estamos a falar de uma rede de contactos muito limitada também” salienta o munícipe.

Como medidas de prevenção, os funcionários infetados ficarão em isolamento e a escola ficará encerrada no mínimo por 14 dias. Vai ser pedido ainda aos pais das crianças que testaram negativo que fiquem em confinamento durante duas semanas. Os resultados das restantes crianças serão conhecidos na próxima quinta-feira, referiu o edil do Fundão.

Em conferência de imprensa, Paulo Fernandes salientou que, “a velocidade de deteção de cadeia está a ser um fator-chave para que isto não se tornasse algo pouco controlável”, realçando que “qualquer hora de atraso podia fazer com que estivéssemos hoje a falar de uma situação descontrolada”. Denotou ainda que “ a situação é controlável ao nível das frentes que estão ativas”.

Paulo Fernandes mostrou o seu agradecimento aos profissionais de saúde realçando que “em poucas horas montou uma operação de testes”.

Sobe assim para 11 o número de casos ativos no concelho do Fundão.O presidente da câmara confessa que “com o desconfinamento esperava que houvesse na região um aumento de casos”.