Covid-19: No Fundão “há 3 frentes ativas de risco”, num Lar, Bombeiros e Centro Infantil

O presidente da Câmara Municipal do Fundão convocou hoje uma conferência de imprensa para esclarecer a situação dos casos de Covid-19 que foram conhecidos ao longo do fim de semana naquele concelho e explicando que das quatro frentes iniciais, há “três frentes ativas de risco”.

O autarca especificou que as 3 frentes são referentes a Bombeiros Voluntários do Fundão, pois um dos infetados, do sexo masculino, é colaborador da corporação, “embora recente, quase estagiário”, que referiu que neste caso os contactos se resumem a Bombeiros que foram todos testados. Neste caso foram realizados um total de 27 testes, sendo que até ao momento os resultados conhecidos são de 11 testes negativos. Amanhã, serão conhecidos os restantes.

A segunda frente diz respeito Lar da Santa Casa da Misericórdia do Fundão onde uma mulher infetada era funcionária. Foram realizados já cerca de 100 testes aos utentes da instituição, faltando ainda realizar cerca de 30 aos funcionários que serão testados amanhã. Como medida de prevenção, o lar fica interdito a visitas por tempo indeterminado. O autarca frisou ainda que neste caso, e após contacto com a direção, já se constatou que “o plano de contingência na instituição estava a ser seguido à risca o que minimiza os riscos”, salientou.

A terceira e última frente é relativa ao Centro Infantil de Aldeia Nova do Cabo, pois as duas crianças infetadas, 3 e de 5 anos, eram utentes da instituição. Os funcionários, cerca de 30, também vão ser testados, bem como as 70 crianças que serão testadas amanhã de manhã. O Centro, como medida de prevenção, foi encerrado também por tempo indeterminado e determinada a quarentena para todas as crianças.

Entre os testes já realizados e os agendados serão realizados cerca de 70 testes.

Em cima da mesa estava ainda uma quarta frente, pois no agregado familiar constava também uma aluna da Escola Secundária do Fundão, que testou negativo, portanto a escola irá manter o seu normal funcionamento.

O presidente da Câmara, Paulo Fernandes, refere que “este era um caso que se configurava igual aos outros do município, mas devido às questões profissionais de dois dos infetados acabou por ter uma rede muito mais vasta e por isso preocupante para a comunidade”, mas salienta que “a situação está controlada”.

Paulo Fernandes enalteceu ainda a “excelente colaboração entre ACES Cova da Beira, CHUCB e Câmara Municipal do Fundão, que permitiu em poucas horas montar toda a operação para suster a propagação da doença”.

O autarca pede aos fundanenses “muito cuidado com os contactos inter-geracionais”.

Recordar que foram detetados, nas ultimas horas, após uma primeira infeção de uma mulher de cerca de 60 anos, mais dois adultos e duas crianças infetadas, tratando-se de dois agregados familiares com relação direta entre si.

No município do Fundão há 7 casos ativos de covid-19.