Projeto Parkurbis Lab avança: CCDR Centro aprovou candidatura a fundos europeus

A candidatura do projeto Parkurbis Lab, liderado pelo Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã, em parceria com a Universidade da Beira Interior e a ALTICE Lab, vai receber fundos europeus após ter sido aprovada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, anunciou a Câmara Municipal da Covilhã em comunicado.

O Parkurbis Lab será uma “estrutura única na região centro” e com características inovadoras a nível nacional, que congregará um laboratório de prototipagem, vocacionado para o desenvolvimento de novas soluções nas áreas da Eletrónica, Internet das Coisas (IoT) e Indústria 4.0 (I4.0); um espaço de co-work e um espaço de Living Lab empresarial, explica a CMC no documento.

O objetivo será o de “disponibilizar um espaço para o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, potenciadas através de um programa de ação baseado na co-criação, na transferência e teste de tecnologias, no feedback do mercado e na articulação entre indústria, academia, governação, cidadãos”, acrescenta ainda.

O espaço de laboratório de prototipagem assegura equipamentos e competências para que novos empreendedores, alunos do ensino superior e investigadores possam desenvolver projetos de investigação e produtos inovadores.

O presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, salienta que o Parkurbis Lab representa “um importante e estratégico investimento de cerca de 300 mil euros, financiado a 85% por fundos comunitários, que vai fomentar a criação de sinergias entre empresas, UBI e Sociedade Civil”.

O projeto será instalado no piso 0 do edifício do Parkurbis e vai ocupar uma área de cerca de 500m2. Jorge Patrão, presidente do concelho de administração, refere que “da auscultação do tecido empresarial resultou já uma forte demonstração de interesse na utilização destas valências”.