UBI entre as 200 melhores universidades jovens do mundo

A Universidade da Beira Interior (UBI) mantém o estatuto de uma das melhores academias internacionais fundadas há menos de 50 anos. O Times Higher Education Young University Rankings de 2020 (THE-YUR) coloca a UBI no patamar 151–200, no âmbito de uma lista que analisou 414 instituições de Ensino Superior todo o mundo, anuncia a universidade em comunicado.

A UBI sustenta no documento que “repete a classificação do ranking anterior, apesar de a concorrência ser cada vez maior”, especificando que em 2019 tinham sido analisadas 351 academias, menos 63 face a este ano. A subida do número de instituições, no entanto, “não colocou em risco a posição da UBI entre a elite das mais jovens universidades de 66 países dos cinco continentes”, refere ainda o comunicado.

Entre as universidades jovens de Portugal, a UBI surge no segundo melhor patamar alcançado pelas oito escolas superiores nacionais, tendo apenas uma à sua frente. No parâmetro “Citações” é mesmo a melhor academia portuguesa na lista, surgindo ainda no 3.º lugar em “Internacionalização”, refere a nota.

Relativamente a 2019, a UBI melhorou a nota final em quatro das cinco grandes missões das universidades, usadas para a construção do estudo: “Ensino”, “Investigação”, “Transferência de conhecimento” e “Internacionalização”.