Covid-19: Investigadores da UBI integram grupo que estuda impacto nos cuidados aos idosos

Um grupo de investigadores, constituído por Maria Miguel Barbosa (CICS-Universidade da Beira Interior, CINTESIS/ICBAS o e FCT) e Rosa Marina Afonso (Universidade da Beira Interior), Javier Yanguas (Fundación Bancaria “La Caixa”), Constança Paúl e Laetitia Teixeira (CINTESIS/ICBAS), está a avaliar o impacto da Covid-19 nos cuidados prestados a pessoas idosas em estruturas residenciais para idosos (ERPI), residências seniores e lares de terceira idade em Portugal.

Maria Miguel Barbosa e Rosa Marina Afonso explicam que “A situação pandémica atual. A nossa motivação radica na promoção de cuidados dignos e de qualidade. Acreditamos que, como investigadores, temos a responsabilidade de nos adaptar à atualidade e temos a missão de descrever e dar respostas às novas e reais necessidades da área da gerontologia”. As investigadoras sustentam ainda que é objetivo “compreender de que forma as experiências e práticas atuais podem ser potenciadas no sentido de promover um conjunto de soluções passíveis de aplicação durante o período da pandemia”.

Nesta fase da investigação o grupo está a questionar profissionais deste tipo de instituições, com vínculo há mais de seis meses. A recolha de dados deverá ocorrer até ao final do mês de agosto e os resultados preliminares poderão ser conhecidos em setembro. Prevê-se ainda a realização de um webinar destinado aos profissionais.