ASTA: Última etapa do ЯAPKOUR realiza-se na Covilhã

A última etapa do projeto Europeu da ASTA que une o Rap e o Parkour, ЯAPKOUR, decorre no próximo dia 1 de agosto, na Covilhã, anunciou a ASTA em comunicado.

O evento é constituído por duas partes: a primeira, consistirá na apresentação do projeto, lançamento do livro/manual pedagógico e exibição do documentário referente ao projeto, que terá lugar às 15h30, no edifício do antigo liceu, na rua Combatentes da Grande Guerra, n.º 62; de seguida, pelas 17h00, terá lugar uma pequena apresentação de Parkour, no Largo da Infantaria 21, junto ao Jardim Público.

O projeto, desenvolvido nos últimos dois anos, teve como desafio criar uma nova metodologia, capaz de integrar os jovens das comunidades locais, e estabelecer um caminho educacional favorável à partilha e valorização dos espaços urbanos, recorrendo à criatividade e à atividade física e desportiva.

Recorde-se o projeto propõe caminho metodológico e experimental, através da fusão do rap e do parkour, assumindo estas áreas artísticas como forma de intervenção social e exemplos de boas práticas.

Do projeto resultam vários outputs: um manual pedagógico para aplicação da metodologia desenvolvida: uma plataforma social, de partilha e intercâmbio de informação, ideias e experiências; uma página na internet e um documentário sobre o projeto. Todas estas ferramentas de trabalhos estão disponíveis em cinco línguas: Português, Inglês, Italiano, Francês e Espanhol.

O ЯAPKOUR é um dos vários projetos internacionais de pesquisa e investigação em que a ASTA está envolvida. O consórcio que se juntou para desenvolver este projeto liderado pela ASTA, juntou mais três parceiros europeus, dois italianos, o CND – Comitato Nobel Per I Disabili, de Gubbio, associação criada pelo Nobel da Literatura Dario Fo, e ANL – Associazione Nuovi Linguaggi, de Loreto, e a FPK – Fédération de Parkour sediada em Roubaix, na França. Fazem ainda parte do ЯAPKOUR, como estruturas associadas a cooperativa Rumbos, de Sevilha, Espanha, e a DA-MAS – Association de Hip-Hop e a Association Parkour 59, ambas de Roubaix, França.