CMC aprova classificação do Castro da Argemela como sítio de interesse municipal

A classificação do Castro da Argemela como sítio de interesse Municipal foi aprovada por unanimidade na reunião privada da Câmara da Covilhã esta sexta-feira.

Uma classificação que visa “fazer justiça, reconhecendo que o património tem importância histórica”, disse o presidente da câmara, acrescentando que as “entidades públicas devem zelar, preservar e divulgar”, sustentando que é o que irá suceder com este castro.

Esta classificação “é uma vontade antiga”, explicou o presidente que não esconde, no entanto, que “o debate que existiu em torno da exploração mineira na Argemela tornou mais visível essa necessidade”, sustentado que “ajudou a pôr o assunto na ordem do dia”.

Pode ser mais um ponto contra a exploração naquela serra, no entanto é “insuficiente” para conseguir esses intentos, defendeu o vereador do CDS, Adolfo Mesquita Nunes. “Para impedir a exploração é preciso pressão dos autarcas, principalmente os da mesma cor política do secretário de estado, para se ter certeza de que o interesse das populações vão ser salvaguardados”, referiu.

Vítor Pereira, nesta matéria também se coloca ao lado da população, afirmando que “os interesses e vontade da população estarão sempre acima dos interesses económicos”.