Livro “Amália: a Raiz e a Voz” é “um testemunho da importância da cultura da voz da diva”

O livro “Amália: a Raiz e a Voz”, do Jornal do Fundão e organizado por Arnaldo Saraiva, vai ser apresentado hoje, às 18h, no Parque das Tílias, no Fundão, no âmbito do programa das comemorações do centenário de Amália.

Com mais de 200 páginas, a cores e “profusamente ilustrado”, o livro “não pretende ser apenas uma homenagem regional à fadista, mas constitui um testemunho da universalidade e importância da cultura da voz da diva”, descreve o JF em comunicado. Com a capa desenhada por Siza Vieira, o livro conta com a contribuição de nomes como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Maria João Pires, Manuel Cargaleiro, Manuel Alegre, Sérgio Godinho, Rui Vieira Nery, Carlos do Carmo, Camané, Pedro Abrunhosa, Vitor Pavão dos Santos e Gisela João.

O livro lista e reproduz integralmente (em fac-simile) todas as notícias, reportagens, e crónicas sobre Amália Rodrigues, incluindo duas entrevistas que Amália deu nos anos 90 ao “Jornal do Fundão” e ainda um texto inédito em livro de David Mourão Ferreira, publicado em 1994.

Episódios como a “fuga de Amália até Alpedrinha”, o “caso do casino” – um espetáculo em que parte da puritana sociedade fundanense da década de 40 se indignou com a presença da “cantadeira” ou até ao rocambolesco caso da caricatura de Vilhena, são contados neste livro.

Com uma tiragem de 1000 exemplares, o livro “Amália: A raiz e a voz” tem a chancela do JF, produção editorial do Canto Redondo e o apoio do Município do Fundão, da Fundação Calouste Gulbenkian e do Museu do Fado. O livro, com um preço de capa de 19 euros, pode ser adquirido no balcão do JF, ou encomendado para o mail assinaturas@jornaldofundao.pt e estará brevemente disponível no circuito livreiro.