“Académicas.” discutiu bolsas, descentralização e alojamento com grupos parlamentares

O movimento Académicas., do qual faz parte a Associação Académica da Universidade da Beira Interior, reuniu durante o dia de terça-feira com os grupos parlamentares do PSD, CDS-PP e PCP para discutir o Ensino Superior, refere na sua página.

Durante a manhã, o movimento reuniu com o PCP onde discutiu as suas “preocupações relativamente ao Alojamento Estudantil”. “Destacámos a ineficiência na resposta dada pelo Governo na execução do Plano Nacional de Alojamento potenciada pela possível redução de camas no próximo ano letivo, preconizadas por questões de saúde de resposta à pandemia que atravessamos”, refere.

Na reunião com o grupo parlamentar do CDS-PP o Académicas. discutiu “políticas de descentralização”, frisando a “importância do Ensino Superior em estratégias de coesão territorial, como fator de atratividade e como motor socioeconómico, fora das áreas metropolitanas”.

Já durante a tarde, reuniu com o grupo parlamentar do PSD, onde focou a sua discussão “na necessidade urgente do reforço da ação social”. “Defendemos a revisão do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior e a criação de mecanismos consertados de Apoio Social de Emergência, rápidos e efetivos”, explica.

Para além da AAUBI, estão envolvidas no projeto a Associação Académica da Universidade do Minho, Associação Académica da Universidade de Évora, a Associação Académica da Universidade de Aveiro, a Associação Académica da Universidade do Algarve, a Associação Académica de Coimbra e a Associação Académica da UTAD.