Biblioteca da Banda abre dia 1 de setembro. Outras pequenas bibliotecas no centro “para breve”

Abre no dia 1 de setembro a Biblioteca da Banda da Covilhã que foi ontem apresentada, no âmbito das comemorações do 103º aniversário da Biblioteca Municipal, em sessão no Auditório Júlio Cardona, e vai ter, para já, 2500 livros dos vários géneros literários, um “projeto extraordinário”, disse Eduardo Cavaco, presidente da Banda.

“Em boa hora, quando a Banda da Covilhã veio para estas instalações e ao preservar as estantes da antiga biblioteca, lançou mãos a uma obra muito grande para a qual muita gente tem contribuído”, referiu Eduardo Cavaco.

O trabalho de Biblioteca Municipal neste projeto passou pela limpeza e catalogação dos livros, como Cristina Caetano, técnica, já tinha explicado anteriormente à RCC. “A higienização dos livros torna-se muito importante pois os livros são um meio de transmissão de bactérias”, explica, acrescentando que a Biblioteca Municipal aproveitou o confinamento para também o fazer.  

A vereadora da Câmara Municipal da Covilhã, Regina Gouveia, adianta que esta Biblioteca “cria estratégias para estar mais próxima de núcleos da comunidade”. Regina Gouveia adianta ainda que está em andamento “um outro projeto para criar outras pequenas bibliotecas no centro da cidade”, que espera concretizar “dentro em breve”.

Os livros vão estar disponíveis no Catálogo Digital da Biblioteca e, alguém que viva na zona alta da cidade, por exemplo, pode requisitar qualquer livro do espólio da biblioteca e levantá-lo na banda, dentro do horário de funcionamento desta, que será das 14h às 18h durante a semana e das 10h às 13 ao sábado.

A sessão contou ainda com duas mostras musicais com cerca de 10 músicos, direcionados pelo maestro Carlos Almeida, que interpretaram Amália Rodrigues.