Grupo que trabalha com a Cartier, Louis Vuitton e Dior mantém intenção de investir na Covilhã

O grupo franco-suíço FM Industries Sycrillor, que trabalha com marcas de luxo como a Cartier, Tiffany, Montblanc, Louis Vuitton, Dior e Hermès, garante que o investimento anunciado em 2018 para o Parque Industrial do Tortosendo, cinco milhões de euros numa nova unidade, é para concretizar.

A garantia foi deixada por Vítor Carvalho, diretor industrial da Mepisurfaces, outra unidade do mesmo grupo que labora no Parque Industrial do Canhoso.

“Já adquirimos o terreno e no máximo em 2 anos teremos o investimento concluído”, disse aos jornalistas aquando da visita da Secretária de Estado da Valorização do Interior às instalações da fábrica no Canhoso.

O responsável garante que as metas da Mepisurfaces foram revistas com a pandemia, que levou a uma redução de cerca de 25% do volume de negócios, ainda assim irão criar, no mínimo, mais 50 postos de trabalho com o novo polo no Tortosendo. Vítor Carvalho considera que “houve um retrocesso” reconhecendo que este investimento está atrasado em relação ao previsto.

O responsável reitera que é intenção do grupo “expandir-se em Portugal” e mantém o objetivo de que “a cadeia produtiva seja completa aqui”, desde o polimento à estampagem, explicando que “já a partir de agosto na Mepisurfaces, no Canhoso, haverá nova maquinaria que permitirá novos processos naquela unidade.

Recordar que o grupo FM Industries Sycrilor, que tem fábricas na Suíça, França e Marrocos, viu o centro de produção de bijutaria na Covilhã ser inaugurado, em 2017, pelo primeiro-ministro António Costa. Trabalha para as principais marcas de luxo a nível mundial e atualmente emprega cerca de 180 trabalhadores.

A unidade, explicou na época o grupo, recebe matérias-primas em bruto que são trabalhadas e as peças de metal polidas por uma força de trabalho altamente especializada para que numa fase posterior possam ser adaptadas a diversas peças de joalheira. As peças de metal da fábrica da Covilhã são também usadas para criar as canetas Mont-Blanc, bem como relógios para marcas como a Tiffany. O centro também produz acessórios desportivos e componentes, já que o FM Industries Sycrilor também trabalha a marca Edelweiss, noticiou em maio de 2017 a agência noticiosa EFE.

O grupo pretende reforçar o investimento com a construção de uma nova unidade de mecânica de precisão, que ficará no Parque Industrial do Tortosendo.