PEV: Prospeção na Argemela é processo “pouco transparente” que vai deixar o “futuro minado”

A deputada do partido Os Verdes na Assembleia da República, Mariana Silva, esteve ontem na região em visita à Serra da Argemela, Serra da Gardunha e Serra da Estrela, “áreas que foram objeto de pedidos de prospeção”, disse em declarações aos jornalistas após a visita.

“Esta é uma situação que os Verdes acompanham desde 2017”, um envolvimento “já longo” com esta problemática, explicou Mariana Silva, que procurou “perceber junto das populações” as “consequências que a prospeção trará”. “Um processo pouco transparente que não é sequer um plano de viabilidade económico, nem sabemos as consequências a nível de saúde, paisagem e economia”, referiu a deputada.

“Se abrirmos aqui um buraco estamos com o futuro minado” salienta Mariana Silva, acrescentando que este buraco “para uma data de anos que depois fica para as futuras gerações”. “Continua-se a insistir na ideia de que estes locais são desertificados” frisa a deputada, salientando que “não é isso que se vê”. “O que se vê são pessoas interessadas a defender o seu território e que não o querem destruído”, disse.

“Levamos daqui um conjunto de ideias que são importantes e vir ao local é perceber o que querem as populações e lutar de uma outra forma junto dos responsáveis do Governo”, terminou.