AAUBI: “Questão do alojamento no próximo ano letivo é muito preocupante”

A Associação Académica da Universidade da Beira Interior está preocupada com a possibilidade de “alunos abandonarem o Ensino Superior” devido às dificuldades causadas pela pandemia de Covid-19, disse à Rádio Clube da Covilhã, o presidente da AAUBI, Ricardo Nora.

“Prevemos muitas dificuldades no próximo ano letivo e a questão do alojamento é uma das mais difíceis”, explica Ricardo Nora, acrescentando que o grupo Académicas., em reunião com a secretaria de Estado do Ensino Superior, já averiguou a possibilidade do “complemento das redes de transportes” e das Universidade darem “uma ajuda para que os alunos possam procurar soluções no mercado privado do alojamento”, explica.

Ricardo Nora salienta que “se tem trabalhado para encontrar respostas” para que “acima de tudo não exista um abandono escolar e que, até mesmo no número de candidaturas ao Ensino Superior, as dificuldades causadas pela pandemia não se reflitam” e para “que as instituições mais prejudicadas não sejam as do Interior”. 

“Esta é uma altura em que a maioria dos estudantes estaria a procurar novas casas ou a renovar os seus contratos de arrendamento”, refere o presidente da AAUBI. “Neste momento há uma grande incerteza se a UBI vai funcionar em método presencial”, disse, acrescentando que “é muito diferente um aluno ter de estar aqui durante 2 dias ou uma semana inteira”, termina.

As instituições de Ensino Superior deverão receber, no início da próxima semana, as orientações da Direção-Geral da Saúde e da Secretaria de Estado sobre o funcionamento das universidades no próximo ano letivo. “Algo necessário para se poderem tomar certas decisões”, termina Ricardo Nora.