“Académicas.” pede “reforço urgente” dos apoios aos Serviços Sociais das universidades

O Movimento Académicas. esteve ontem reunido, em Aveiro, com os reitores das universidades, cujas associações académicas integram o movimento, face “à necessidade de preparação do próximo ano letivo”.

O objetivo da reunião passou por “mostrar às reitorias o que tem sido o trabalho das associações académicas e as nossas preocupações” e perceber “o que as reitorias têm feito e podem fazer para uma melhor preparação do ano letivo”, explicou à RCC, Ricardo Nora, presidente da AAUBI.

“Para que se possa tomar certas decisões são necessárias as orientações por parte da DGS” especifica Ricardo Nora, acrescentando que “é disso que estamos à espera para que se avaliem o que será necessário, entre financiamento e linhas de apoio”.

Durante o dia de terça-feira, o movimento reuniu também com os grupos parlamentares do Partido Socialista e do Bloco de Esquerda, onde abordam as dificuldades “dos serviços de ação social” das várias universidades” e “a necessidade urgente de reforçar os apoios aos Serviços de Ação Social das instituições, pela quebra de receitas próprias e aumento respostas de emergência prestadas à comunidade estudantil, como consequências da pandemia que atravessamos”.

“Académicas.” abordou ainda a “criação de uma linha de inovação pedagógica”, como a rotação dos alunos entre aulas presenciais e online e o equipamento das salas de aula com material próprio para a realização de videoconferências.

Na reunião com o Partido Socialista, o movimento abordou ainda “a falta de recomendações do MCTES e DGS, alimentam o clima de indefinição das instituições e, consequentemente, a incerteza na comunidade estudantil”.