Cerfundão: Intempéries de maio podem levar “ao abandono de culturas”

Paulo Cunha Ribeiro, enquanto gerente da Cerfundão, marcou presença na Comissão Parlamentar da Agricultura que reuniu no sentido de aferir a “real situação da calamidade com que fomos assolados”, disse Paulo Cunha Ribeiro referindo-se às intempéries que afetaram a produção agrícola na região.

O gerente da Cerfundão descreve que esta “real situação é muito complicada para os pequenos produtores”, salientando perdas superior a 80% na cereja e a 50% no pêssego, “perdas muito elevadas que levam a perdas de rendimento que coloca em causa a continuidade daquelas culturas”, explica.

No entanto, Paulo Cunha Ribeiro vinca que “se há gente resiliente são os agricultores e os fruticultores”, mas face a “toda esta situação que vivemos neste momento ou há apoio da parte do estado ou vamos assistir a muitos casos de abano de culturas nas regiões afetadas” frisa.

O gerente refere que foram feitos vários pedidos de apoio, nomeadamente uma linha de apoio bonificado e a criação de uma linha no PDR que permitam aos agricultores “investir em métodos de produção mais eficazes contra as intempéries”.

Paulo Cunha Ribeiro salienta que “até ao momento não há nenhuma medida de apoio efetiva aos agricultores”, acrescentando que espera, que com esta reunião, “o governo coloque rapidamente na mesa as ações que pretende para poder apoiar os agricultores e fruticultores”.

FOTO: Visão / José Caria