Fundão: Livro “Amália, a Raiz e a Voz” é apresentado dia 23 e tem capa de Siza Vieira

A Câmara Municipal do Fundão vai promover, no dia 23 de julho, um conjunto de iniciativas que visão promover as comemorações do centenário do nascimento de Amália Rodrigues, destacando-se a apresentação do livro “Amália, a Raiz e a Voz”.

O livro, coordenado por Arnaldo Saraiva e editado pelo Jornal do Fundão, conta com a colaboração e testemunhos de vários músicos nacionais e internacionais. A capa do livro é concebida por Siza Vieira. “Amália, a Raiz e a Voz” será apresentado às 17h30 no Parque das Tílias.

Às 16h30 decorre a inauguração da exposição – “Bem-Vinda Sejas Amália”, n’A Moagem, que ficará em exibição até dia 16 de agosto. A exposição é concebida pela Fundação Amália e assume-se “como uma tournée de Amália por todo o país e está integrada no programa nacional de Comemorações do centenário do seu nascimento”. Esta exposição será composta por fotografias, esculturas, objetos e registos audiovisuais

Meia hora depois, às 17h, será inaugurado o mural pintado por Frederico Draw e Contra_rua na rua Conselheiro José Alves Monteiro.

Amália Rodrigues, de seu nome completo Amália da Piedade Rebordão Rodrigues, nasceu, segundo o seu registo de nascimento, a 23 de julho de 1920, tendo a artista adotado o dia 1 de julho como data de aniversário. A fadista é filha de Lucinda da Piedade Rebordão e Albertino de Jesus Rodrigues, que residiam no Fundão.