Mutualista Covilhanense implementa programa de emergência social “SOS Covid-19”

A Mutualista Covilhanense, vai implementar um programa de emergência social “destinado a ajudar as pessoas e famílias do concelho da Covilhã a quem a crise pandémica retirou rendimentos essenciais, designado de ‘SOS Covid-19’” e que foi apresentado em Assembleia Geral realizada no dia 16 de junho, descreve em comunicado enviado à redação.

Para iniciar em setembro, o “SOS Covid-19” atuará nas áreas de psicossocial, emprego e saúde. No âmbito da área psicossocial será criada uma medida “SOS Apadrinhamento”, que consiste “na criação de uma bolsa de empresas e de particulares disponíveis para “apadrinhar” agregados familiares durante 3 ou 6 meses, renováveis se necessário, auxiliando no pagamento de despesas como contas de água, luz, mensalidades de creche e ATL, material escolar para o regresso às aulas ou consultas no dentista”.

Na área do emprego, através de uma parceria com o IEFP, o programa terá uma medida designada de “Banco Emprego +” “a pensar sobretudo em quem ficou desempregado ou quer mudar de atividade profissional devido ao impacto da pandemia no setor em que trabalha, para a capacitação da população na área laboral, promovendo competências que potenciem uma atitude pró-ativa face ao emprego”, descreve o documento.

Outra das iniciativas previstas neste novo Programa de Emergência Social é o Gabinete Itinerante de Prevenção e Combate à Covid-19, para percorrer as zonas rurais do concelho. O programa de emergência social estará em vigor até final de 2021.

Na Assembleia Geral foi ainda aprovado por unanimidade o relatório de contas de 2019 que apresentou um resultado líquido positivo de 23 mil euros.