Ventilador desenvolvido por alunos da UBI tem nota positiva dos médicos. Custa cerca de 300 euros

Um grupo de estudantes da Universidade da Beira Interior (UBI) desenvolveu um respirador, com características avaliadas positivamente por dois médicos, que pretende auxiliar doentes de Covid-19, anuncia a UBI em comunicado.

Segundo o documento, o equipamento tem a designação de Salus e está concluído, tendo resultado do esforço conjunto e trabalho voluntário de alunos dos cursos engenharia aeronáutica, engenharia eletromecânica, ciências farmacêuticas e ciências da comunicação, que também lançaram uma campanha de recolha de fundos para a construção e oferta do equipamento.

Participaram do projeto Lucas Barbosa (Engenharia Aeronáutica, Gestor/Desenvolvimento de projeto); Johann Tinoco (Ciências Farmacêuticas, responsável pelos requisitos de projeto); Felippe Silva (Engenharia Aeronáutica, Design); Kayque Suzana (Engenharia Eletromecânica, Eletrónica); e Fernanda Senra (Ciências da Comunicação).

O ventilador tem a característica de ser compacto e de não necessitar de estruturas de apoio. É composto por materiais simples, robustos e de preços acessíveis, prevendo-se que tenha um custo de 320 euros. O Salus pode funcionar com a bateria de telefones móveis até quatro horas e tem uma capacidade de operação superior a quatro mil horas ininterruptas. Findo esse período é necessário apenas substituir o filtro.

“É uma solução não apenas para os tempos que vivemos, mas também para zonas mais necessitadas. De fácil e intuitiva operação, o nosso respirador requer apenas que o operador tenha conhecimento do quadro clínico do paciente”, explicam os criadores do projeto.

Este grupo de estudantes da UBI lançou uma campanha online de recolha de fundos, com a meta de construir 500 destes ventiladores. “Os fundos são para construção e doação de respiradores para zonas interiores da União Europeia, África e América Latina”, referem, na página da campanha, acrescentando que “os fundos se destinam única e exclusivamente à construção do Salus”.