504 infrações e 93 estabelecimentos fechados por não cumprirem regras durante Estado de Alerta

A Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública, desde a entrada em vigor do regime de contraordenações (Estado de Alerta) às 00h de 1 de julho até às 23h59 do dia 14 de julho, procederam ao levantamento de um total de 504 autos de contraordenação em todo o território nacional, anunciou o gabinete do ministro da Administração Interna em comunicado.

252 desses autos foram pelo incumprimento das regras de consumo de bebidas alcoólicas na via pública, especifica. 72 pelo incumprimento das regras de ocupação nos locais abertos ao público e 56 pelo incumprimento do uso de máscara nos estabelecimentos, salas de espetáculos ou edifícios públicos e 34 nos transportes públicos.

O incumprimento dos horários de funcionamento dos estabelecimentos levou ao levantamento de 42 autos, e o incumprimento das regras de aglomeração de pessoas 28.

Neste período, foram ainda encerrados 70 estabelecimentos e suspensa a atividade de outros 23 estabelecimentos, pelo incumprimento das regras de funcionamento, nomeadamente ao nível da possibilidade de abertura ao público, horário de funcionamento ou regras de permanência no espaço reservado a clientes.

Foram ainda efetuadas 27 detenções por desobediência ao acatamento das ordens emanadas pelas Forças de Segurança.