Comissão Europeia aprova consórcio internacional da UBI

O UNITA, consórcio internacional que integra a UBI e cinco instituições de Ensino Superior de Espanha, França, Itália e Roménia, foi aprovado pela Comissão Europeia para receber financiamento no âmbito do plano para criar “as universidades inovadoras do futuro” anunciou a academia em comunicado.

“Foram muitos meses de trabalho árduo e dezenas de reuniões que envolveram professores, funcionários e estudantes das universidades UNITA, mas valeu a pena. A experiência da UBI no campo da internacionalização no espaço lusófono foi destacada na avaliação”, salienta o vice-reitor para o Ensino e Internacionalização, João Canavilhas, citado no documento que considera a aprovação deste projeto “um motivo de grande orgulho para toda a comunidade UBIana e para a região. A UBI tem aqui a oportunidade de ganhar uma verdadeira dimensão europeia e de fazer a ponte entre a Europa e o mundo lusófono”.

Com o consórcio UNITA, as universidades “pretendem juntar sinergias e aprofundar o desenvolvimento dos territórios, a partir de conceitos como a sustentabilidade e a economia circular e, ainda, promover a formação focada no aluno, numa perspetiva de multiculturalidade e inclusão, de acordo com a herança europeia”, acrescenta a UBI.

“A UBI é, há vários anos, uma universidade voltada para a cooperação internacional, seja na formação de quadros, desenvolvimento de projetos de investigação ou no âmbito da mobilidade de alunos, docentes e ‘staff’, com a experiência de liderar projetos Erasmus+. Temos um enorme comprometimento com os grandes desafios que se colocam às nossas sociedades, como o desenvolvimento sustentável ou a economia circular. É nossa preocupação que, internamente, possamos implementar as melhores práticas no funcionamento da academia, transferir conhecimento que seja uma mais-valia para a proteção ambiental e, sobretudo, formar cidadãos e profissionais com uma nova mentalidade”, refere António Fidalgo, Reitor da UB, também citado no comunicado.

Nos próximos três anos, as universidades que compõe o vão trabalhar na constituição de um campus interuniversitário que funcionará através da mobilidade de estudantes, docentes, investigadores e funcionários, e da criação de um campus virtual. Para os estudantes, por exemplo, será possível circular entre as instituições durante a formação, beneficiando de um modelo pedagógico inovador.

A UNITA – Universitas Montium foi um dos 24 consórcios agora aprovados pela Comissão Europeia, que recebeu 62 candidaturas no âmbito da última chamada para a Iniciativa Universidades Europeias. A envolver universidades portuguesas foram aprovados apenas três consórcios.

O consórcio UNITA – Universitas Montium é constituído pela UBI, a Universidad de Zaragoza (Espanha), Université de Pau et Des Pays de L’Adour e Université Savoie Mont Blanc (França), Università Degli Studi di Torino (Itália) e Universitatea de Veste din Timisoara (Roménia).