Covid-19: Situação de Alerta mantém-se até fim do mês

A situação de alerta, no âmbito da pandemia da Covid-19, vai manter-se até ao final do mês, decisão aprovado ontem pelo Governo, anuncia a agência Lusa.

No comunicado relativo à reunião extraordinária do Conselho de Ministros, realizada ontem por via eletrónica, é referido que as situações de alerta, contingência e calamidade vão permanecer das 00:00 do dia 15 (quarta-feira) até às 23:59 do dia 31 de julho.

A situação de alerta, aquela em que o país se encontrava antes de ser decretado o estado de emergência em 18 de março, é o nível mais baixo de intervenção previsto na Lei de Bases de Proteção Civil, depois da situação de contingência e de calamidade (mais elevado).

A cada um destes três níveis correspondem diferentes restrições ao desconfinamento e, segundo o executivo, “mantêm-se todas as regras e recomendações atualmente em vigor”. Por exemplo, os ajuntamentos estão limitados a 20 pessoas.

Permanecem encerrados, em todo o país, os parques de diversões e parques recreativos e similares para crianças, bem como os salões de dança ou de festa.