Covilhã vai ser primeiro concelho português a receber sistema de “Economia Circular Têxtil”

O município da Covilhã vai implementar “um sistema inovador de Economia Circular têxtil” em parceria com a plataforma TO-BE-GREEN e que vai permitir arranjar “uma solução nova para o vestuário em fim-de-vida”, descreve a Câmara Municipal em comunicado.  

O programa visa combater o problema ambiental do descarte de máscaras descartáveis ou reutilizáveis em fim de vida com a TO-BE-GREEN a “permitir um tratamento ambientalmente correto desses produtos têxteis, com a sua valorização através de um processo de reciclagem”, descreve o documento.

No próximo ano letivo 2020/2021, os alunos do concelho de Covilhã vão poder entregar as suas máscaras individuais em fim de vida à saída da sua escola em contentores adequados, para posterior recolha e tratamento por parte da TO-BE-GREEN. Esses materiais têxteis serão depois convertidos em matéria-prima para outros produtos à base de fibras têxteis no CVR (Centro de Valorização de Resíduos) da Universidade do Minho.

Aos covilhanenses vai ser disponibilizada uma Loja Social para a entrega partilha de peças de vestuário em fim de vida, em colaboração com as IPSS’s do concelho.

O Município da Covilhã será “o primeiro concelho português” a implementar na sua globalidade “um sistema inovador de Economia Circular têxtil”.