Embaixada de França vai ajudar UBI na cooperação com Universidades Francesas

Numa carta enviado a António Fidalgo, reitor da Universidade da Beira Interior, a Embaixada de França em Portugal manifesta disponibilidade para ajudar na cooperação com as francesas Université de Pau et des Pays de L’Adour e a Université de Savoie Mont-Blanc, no âmbito do consórcio internacional UNITA.

A embaixada francesa manifesta a sua disponibilidade principalmente “no que diz respeito à mobilidade de estudantes para França, a organização de programas/cursos comuns, a dinâmica de projetos de investigação ou qualquer outra iniciativa”, refere a UBI no seu site.

A Embaixada refere que dispõe de instrumentos como o programa Hubert Curien “PESSOA”, o programa “Cotutelas PESSOA”, as Bolsas do Governo Francês, os recursos de Campus France Portugal ou ainda da plataforma France Alumni Portugal, destinada a agregar a comunidade dos estudantes portugueses que tenham feito parte ou toda a sua formação em França.

A carta, assinada por Florence Mangin, embaixadora de França em Portugal, elogia o projeto UNITA, que “contribuirá para colocar em destaque os valores europeus, especialmente as ligações entre território e academia das zonas de montanha, assim como a partilha de línguas de cultura romana”, felicitando a UBI pela escolha da UNITA pela Comissão Europeia para ser uma Universidade Europeia.

Recordar que a UNITA é uma parceria entre a UBI, a Universidad de Zaragoza (Espanha), a Université de Pau et Des Pays de L’Adour e a Université Savoie Mont Blanc (França), a Università Degli Studi di Torino (Itália) e a Universitatea de Veste din Timisoara (Roménia). Estas academias vão criar um campus transnacional que funcionará através da mobilidade de estudantes, docentes, investigadores e funcionários.