Rota Turística no Couto Mineiro tem financiamento assegurado de 1 milhão de euros

A criação da “Rota do Volfrâmio e do Estanho – História e Memória das Comunidades Mineiras”, que os municípios da Covilhã e Fundão candidataram ao programa Valorizar do Turismo de Portugal, já tem financiamento assegurado e o contrato vai ser assinado com a Secretária de Estado do Turismo a 6 de agosto, confirmou à Rádio Covilhã José Armando Serra dos Reis, que esta sexta-feira presidiu à reunião extraordinária da Câmara da Covilhã.

Segundo o presidente em exercício, a primeira candidatura efetuada para este efeito, no valor de cerca de 1 milhão de euros, teve apenas 300 mil de financiamento o que “os dois municípios consideraram manifestamente insuficiente”, e por isso “reclamaram” junto do Turismo de Portugal que, por considerar “esta aposta numa nova rota turística atrativa para o interior e região”, permitiu apresentar duas candidaturas separadas e assim, um município e outro, conseguiram financiamento para os seus investimentos, explicou Serra dos Reis.

O vereador salienta ainda que o projeto de um município “complementa” o outro e em conjunto será criada a “rota turística, com destaque para a requalificação da antiga lavaria e do antigo refeitório dos mineiros, onde funcionarão centros interpretativos”. Contempla ainda a criação de percursos pedestres por antigas minas, como a Saltipilha e Argemela, por exemplo, explicou Serra dos Reis.

Os contratos de financiamento, no valor de cerca de meio milhão de euros para cada município, serão assinados, a 6 de agosto, com a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, numa cerimónia simbólica que irá decorrer “à porta da mina na Barroca Grande”, disse ainda o presidente em exercício.

Esta cerimónia insere-se num périplo que a Secretária de Estado está a realizar até 7 de agosto para contratualizar mais 29 projetos de investimento no âmbito do Programa Valorizar, “a que corresponde um incentivo financeiro superior a 5 milhões de euros”, informa a Secretaria de Estado.

A primeira sessão decorreu esta quinta-feira, dia 30 de julho, no Museu do Côa, em Vila Nova de Foz Côa. Os restantes contratos serão assinados a 31 de julho (Tondela), 4 de agosto (Coimbra e S. Pedro do Sul), 5 de agosto (Chaves e Bragança), 6 de agosto (Covilhã, Fundão e Castelo Branco) e 7 de agosto (Viana do Castelo e Monção).