Start-up de alunos da UBI vence BfK Awards e vai representar Portugal em cimeira internacional

A start-up “UpHill Health”, criada em 2016 por Eduardo Freire Rodrigues, Duarte Sequeira e Luís Patrão, na altura alunos de Medicina da Universidade da Beira Interior, venceu o prémio Born from Knowledge (Bfk) Awards, atribuído pela Agência Nacional de Inovação, no âmbito dos World Summit Awards.

A UpHill Health foi distinguida entre os finalistas das oito categorias de projetos que vão representar Portugal nos WSA, uma plataforma internacional, apoiada pelas Nações Unidas, que faz a ponte entre uma rede global de empreendedores de projetos com impacto e uma comunidade internacional de peritos, mentores, líderes de governo, académicos e sociedade civil. O software UpHill Health recebeu a distinção BfK por ter sido o projeto nascido do conhecimento, que a ANI entendeu incorporar maior inovação de cariz científico e tecnológico.

A UpHill Health é uma plataforma que combina os conhecimentos teóricos com treino prático, permitindo que os profissionais de saúde tenham acesso ao processo anterior a qualquer decisão clínica, selecionando artigos científicos e dando acesso à simulação virtual para treino e várias abordagens de tratamento e diagnóstico.

Desde o seu lançamento, a UpHill conta já com mais de 100 mil utilizadores e as suas soluções são usadas pela maioria dos hospitais privados em Portugal. Mas esta plataforma não se restringe ao mercado nacional, contando já com utilizadores em mercados como Noruega, Suécia, Holanda e Grécia.

No ano passado, a UpHill registou crescimentos de utilização de 15% por semana, ou seja, os utilizadores realizaram entre 300 e 500 simulações e visualizaram mais de 5000 artigos.