Túnel da Serra da Estrela reabre amanhã, um mês antes do previsto

O Túnel da Serra da Estrela, que faz a ligação Covilhã-Torre, vai reabrir já amanhã, cerca de um mês e meio antes do previsto, confirmou Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, à nossa reportagem.

A obra “foi executada conforme o planeado e não surgiram os imprevistos que se anteviam” explicou Vítor Pereira como razões para o encurtar da data prevista para a reabertura. Para além de reabrir um mês e meio mais cedo, o orçamento previsto para a obra, 300 mil euros, “não sofreu derrapagens”.

Recorde-se que o Túnel estava encerrado desde o dia 4 de maio, com data prevista de reabertura para 18 de agosto, para que se procedesse à limpeza e tratamento das superfícies, remoção dos fragmentos que apresentem risco de se soltar, colocação de uma malha de pregagens e cabos metálicos, por forma a sustentar blocos de maior dimensão, bem como a aplicação de uma rede de dupla torção e a sobreposição de uma rede de alta resistência para a contenção os blocos de menor dimensão.

A malha em rede para proteção da queda de pedras já colocada, restando agora executar a obra do fresar e repavimentar a zona do túnel, que decorrerá a 27 e 28 de julho, dias em que o túnel estará novamente encerrado.