UBI cria licenciatura em Física e oferece bolsa aos colocados com nota mais alta

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai ter no próximo ano letivo uma nova Licenciatura em Física, que estará já disponível para os candidatos nesta edição do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, anuncia a instituição em nota de imprensa, avançando que o curso arranca no próximo ano e terá disponíveis bolsas para os colocados com nota de candidatura mais alta.

Segundo o documento “o 1.º Ciclo em Física foi desenhado para formar profissionais altamente qualificados e capazes de trabalhar em sectores de atividade com elevada exigência científica”.

“Os cursos de 1.º Ciclo em Física registam atualmente uma crescente procura por parte dos candidatos ao Ensino Superior no nosso país. Isto reflete a forte empregabilidade dos graduados com estudos aprofundados em Física e Matemática, não só junto de indústrias com intensa incorporação de tecnologia, mas também de empresas de software, de consultadoria e de análise de mercados e de riscos”, salienta Luís José Amoreira citado no documento.

O diretor do novo curso, que sustenta que a formação vai também “dar um contributo para adequar a oferta, que até agora tem estado concentrada exclusivamente nas universidades do litoral, a essa procura crescente dos estudantes”.

O curso oferece mais uma alternativa para quem quer estudar no Interior e “reforça a matriz científica da UBI ao apostar numa ciência fundamental”, diz João Canavilhas, vice-reitor com a área do Ensino. “Tal como no caso da Matemática e Aplicações, aberto no ano passado, a abertura de Física é uma aposta numa das áreas com mais futuro no mercado de trabalho, uma vez que estes profissionais altamente qualificados têm uma área de atuação abrangente que vai da análise de risco no sistema financeiro até à cosmologia”, diz ainda.

O 1.º Ciclo em Física está estruturado para dois percursos: Física, e Física e Química. O primeiro permite uma formação sólida e diversificada em Física e Matemática, contemplando um leque de opções como astrofísica ou aplicações médicas da Física, que permitem ao estudante dar expressão às suas preferências e ajustar a formação ao seu projeto académico. O segundo percurso dirige-se especificamente aos estudantes que pretendem continuar estudos em mestrados de formação de professores de Física e Química no Ensino Secundário. Com esta opção, o estudante assegura os níveis de creditação em Física e em Química exigidos por lei para a inscrição nesses cursos.

A UBI atribui bolsas de estudo aos cinco melhores candidatos com nota de ingresso superior a 14 valores que os isentam do pagamento de propinas durante três anos. Há ainda isenção do pagamento de propinas durante um ano para os cinco seguintes candidatos na seriação de ingresso.

O 1.º Ciclo em Física recebeu da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) a acreditação por seis anos, o período máximo que a lei permite.