UBI Funcionamento do 1º Semestre: Aulas de segunda a sábado das 8h às 20h. Cada turma terá uma sala

A Universidade da Beira Interior publicou hoje, no seu site, o plano de funcionamento para o 1º semestre do ano letivo 2020/2021 com várias “medidas excecionais para assegurar a retoma das atividades académicas em condições de segurança” face à pandemia da Covid-19.

Em relação às aulas, estas irão funcionar com horário alargado, sendo distribuídas “de segunda a sábado e funcionam das 8h às 20h”. As aulas dos 1.º ciclos e mestrados integrados dos anos ímpares decorrem nas manhãs e as aulas dos anos pares nas tardes. As aulas do 1.º ano dos 2ºs ciclos devem ser marcadas nas tardes.

As Unidades Curriculares teóricas ou teórico-práticas vão funcionar em 3 sistemas: presencial em todas “as UCs em que a dimensão da turma seja inferior à capacidade da sala em situação pandémica, de acordo com a indicação colocada nas portas”; presencial híbrido, em que a turma é dividida em dois turnos, isto é “metade da turma assiste à aula em sala de aula enquanto a outra metade assiste à transmissão online síncrona dessa mesma aula. Os turnos mudam de duas em duas semanas para minimizar a utilização de transportes públicos”; e presencial por turnos onde “turma é dividida em grupos de estudantes, de acordo com a capacidade das salas escolhidas”

No acesso aos edifícios da academia, o uso de máscara será obrigatório, deve ser “efetuada a desinfeção das mãos à entrada dos edifícios e respeitada a distância social de dois metros, evitando-se ajuntamentos que ultrapassem o número máximo de pessoas permitido por Lei”.

Foram criadas também “novas salas de grande capacidade e disponibilizados alguns anfiteatros para marcação de aulas”, sendo que a “lotação de contingência das salas está indicada na porta de entrada e não pode ser ultrapassada”. Entre a mesa do docente e a primeira fila ocupada deve haver uma distância superior a dois metros e os lugares a ocupar estão “devidamente assinalados, não devendo ser alterada a configuração de cada sala”. A cada ano de cada curso deverá ainda “ser atribuída uma única sala”, que será desinfetada no final de cada turno.

Em relação às cantinas, os horários serão alargados para o período 12h – 14h30, devido à redução da capacidade e deverá ser privilegiado o pagamento através do Cartão de Estudante ou multibanco. Os lugares que podem ser ocupados estão marcados com a indicação “Higienizado”.

A UBI salvaguarda ainda que “situações específicas de cursos com particularidades únicas serão objeto de propostas de funcionamento dos respetivos departamentos à reitoria”.