Covid-19: Grupos prioritários dependem das características da vacina

A definição dos grupos prioritários no acesso à vacina contra a Covid-19 vai depender “do tipo e das características dessa vacina”, disse Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, sexta-feira, na conferência de imprensa de balanço da pandemia.

“Vão ser estabelecidos aquilo a que se chama de grupos prioritários para a vacinação e estes grupos são definidos por especialistas, mas a primeira linha de consideração é o tipo de vacina e as características dessa vacina”, afirmou Graça Freitas, exemplificando que “as pessoas em maior risco são as imunossuprimidas, mas imagine que numa determinada vacina covid-19 vem que o fator imunossupressão não permite que a pessoa vacinada desenvolva anticorpos. Nesse caso, não vamos priorizar esse grupo”.

No entanto, Graça Freitas afirmou que, por norma, existem dois critérios para definir essa prioridade e que colocam na linha da frente os grupos mais vulneráveis e os profissionais de saúde e cuidadores.

Também dependente do tipo de vacina está o número de doses a administrar, podendo ser necessário que cada pessoa seja vacinada duas vezes.